Por Patrícia Marques Faria
Há anos, o mundo passa por uma renovação de mão de obra e suas revoluções. Saímos da produção artesanal, para uma revolução industrial caminhando para a revolução tecnológica no final do milênio, em que muitas dúvidas surgiram com a automatização da mão de obra. Com a digitalização e automatização de processos, otimização de tarefas, passamos pela extinção de vários cargos, principalmente para a classe operária, com atividades operacionais e repetitivas.
O cenário agora é outro. Com a Inteligência Artificial, muitos cargos de especialistas poderão ser extintos. É que não se trata mais de uma automatização ou robotização, estamos em um momento em que a inteligência humana e o planejamento estão em xeque. Atividades complexas, especialistas e assertivas são substituídas pela IA, desde cirurgias complexas, direção e operação de grandes máquinas com precisão e até cálculos e probabilidades maiores com algoritimos.
Existe ao mesmo tempo, um caos na empregabilidade em que surgem muitos novos empregos, mas faltam profissionais para as novas áreas. Muitas oportunidades vão surgir para quem conhece e domina a Inteligência Artificial.
É importante lembrar, que, ao contrário de temer e evitar, a IA já é uma realidade. Os profissionais que conseguem tê-la como sua aliada, já estão se destacando. Chat bots de atendimento humanizado, programações, suporte nas apresentações e textos, artes, análise de dados, enfim, tarefas que antes não imaginávamos fazer, podemos dominar ferramentas para esse suporte.
Por isso, temos que andar ao lado do novo. E os profissionais que sabem explorá-la já estão utilizando para seu crescimento.
E para se preparar para as mudanças trazidas pela Inteligência Artificial, considere buscar aprendizado contínuo, tendências e cases de tecnologias relacionadas a sua área de atuação.
Por exemplo, em nossa área de atuação, a Gestão de Pessoas, já se consegue otimizar grandes processos de seleção e avaliação de profissionais. Encurtamos caminhos da candidatura, das apresentações e avaliações assertivas, que o profissional só entra para validar o que a Inteligência apontou, pois ela ainda não consegue fazer o que nós, humanos fazemos. Não são capazes de ter empatia, de se relacionar e compreender emoções, que permeiam a atuação de um profissional na empresa.
Devemos estar preparados, flexíveis para as mudanças que estão para acontecer, abertos e prontos para adaptar-se a diversos cenários. Conectados a profissionais da área, fóruns, debates e eventos em que as colaborações podem, oferecer ideias e insights valiosos.
E por fim, muito importante entender os impactos da Inteligência Artificial em seu setor de atuação. A mudança é inevitável, temos que nos preparar para ela.
E para conhecer um pouco mais sobre os impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, acompanhe nosso podcast sobre o tema, em nossos canais da Lure Consultoria no Youtube e no Spotify. Estamos colocando um conteúdo e um bate papo bem legal para que você esteja preparado para utilizar a Inteligência Artificial a seu favor.
Psicóloga, sócia e diretora da Lure Consultoria. Especialista em Gestão de Pessoas, atuando há 20 anos na área, participando da implantação e desenvolvimento da área em grandes e médias empresas de Goiás.