Ananda Petineli
Para a família Barbosa dos Santos, alçar novos voos e mirar cada vez mais alto não é novidade. Os três irmãos à frente do Grupo Imperial, que tem sua sede em Goiânia e é destaque nacional no ramo de ferramentas e máquinas, celebram o crescimento das empresas e se preparam para dar mais um grande passo em 2025. A diretoria é compartilhada, sendo Elias o responsável por compras e vendas na área Comercial, Antônio José o que responde por vendas e operações também no Comercial e Adeir, o responsável pela gestão do agronegócio.
Nascidos na pequena Palminópolis, eles se mudaram para a capital goiana no início da década de 1980. Elias foi o primeiro deles a adentrar na tradicional Casa dos Parafusos, na Cidade Jardim, em 1982, quando ainda era adolescente, sendo seguido pelos irmãos três anos depois. O trio atuava no setor de vendas da empresa quando, em 1997, compraram o estoque da Parafusos Centro-Oeste, na Avenida Anhanguera, região da Praça da Bíblia, e fundaram o próprio negócio, focado em ferramentas manuais.
Foi aí que iniciaram um trabalho no varejo de forma diferente, vislumbrando uma fatia do mercado que não era contemplada, como explica Elias. “Começamos a fazer visitas a potenciais clientes e oferecer produtos que não eram encontrados no mercado goiano naquela época, como adesivos químicos, itens para vedação e fixadores”, conta.
Ao fundarem a Imperial Ferramentas, expandiram os horizontes, passando a atuar também no atacado. Essa fatia do mercado foi conquistada com as visitas feitas a laboratórios farmacêuticos e indústrias sucroalcooleiras e alimentícias em Goiânia, já que os irmãos identificaram a carência das empresas por máquinas, como compressores e ferramentas elétricas.
Alcance nacional
Em 2007, com dez anos de atuação no mercado goiano, a Imperial deu um grande passo, ampliando o atendimento para outros Estados e, após um estudo de branding, mudou a marca de Imperial Parafusos para Imperial Ferramentas. A aposta para a expansão foi novamente o trabalho de campo. “Contratamos promotores de vendas para levar o nome da marca para outros Estados. Além disso, diversos profissionais e empresas nos indicavam”, relata o diretor administrativo do grupo. A Imperial tem, atualmente, pontos de apoio em Estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal, contando com funcionários terceirizados.
“O maior mercado consumidor é Goiás, de onde vêm 55% do faturamento. Os outros 45% saem da soma de todos os outros Estados, com destaque para Mato Grosso, Minas Gerais (Triângulo Mineiro), Tocantins e Pará”, detalha Elias. A carteira de clientes traz nomes como Laboratório Teuto, Piracanjuba, Marajoara, Grupo Cerradinho, JBS, Denusa, Jarvis, Nutriza, São Salvador Alimentos, entre outros. “Quase 80% dos clientes são indústrias, enquanto o restante vem do varejo”, completa.
Estrutura
Ao longo dos anos, o Grupo Imperial foi criando outras empresas para diversificar a sua atuação e atender mais fatias do mercado. São cinco empresas: Imperial Ferramentas (primeira empresa criada, que tem duas lojas varejistas), Imperial Importados (maquinários), New Soldas, Roter (selos de vedação para bombas) e Autonics (equipamentos pesados de solda e corte à laser para indústrias).
“Todas elas vêm tendo crescimentos expressivos, inclusive a Autonics, que é a mais recente, com menos de quatro anos”, comemora Elias. Além de atuar na comercialização de produtos e máquinas, o Grupo Imperial realiza prestação de serviços nas duas empresas do ramo de soldas. A New Soldas e a Autonics representam a parte industrial do grupo, atuando, inclusive com marca própria e forte presença com grupos fornecedores no exterior, com importação de países como Alemanha, China, Coreia do Sul, Índia e Estados Unidos. As duas empresas realizam manutenção de equipamentos, mas a primeira também faz locação de máquinas para indústrias e empresas de construção civil e a segunda faz ainda instalação dos maquinários a laser.
A Imperial está presente ainda no e-commerce. O diretor Administrativo ressalta que o grupo decidiu apostar mais forte na atividade em 2022 por considerar que “é o mercado do futuro, sendo uma venda rápida e atendendo o público mais amplo”. Segundo ele, o e-commerce superou a expectativa do primeiro ano e a previsão é de ter crescimento de cerca de 20% ao final deste ano. Já o faturamento do Grupo Imperial deve crescer 11% em 2024.
Próximos passos
Com empresas consolidadas e atuação diversificada, o Grupo Imperial planeja o seu próximo grande passo rumo a um novo patamar de expansão: a inauguração de um novo Centro de Distribuição em março de 2025, que ficará em Senador Canedo. “O objetivo desse projeto é melhorar a logística e aumentar a velocidade das entregas”, ressalta o diretor administrativo. A escolha da cidade para receber o empreendimento levou em conta a facilidade para o transporte dos produtos para outros Estados, visando, inclusive, o mercado de São Paulo e aproveitando o futuro desvio da BR-153 que passará na região.
Com investimento de cerca de R$ 18 milhões, o espaço terá 11 mil m², quase o dobro do atual Centro de Distribuição em Goiânia. O empreendimento permitirá ainda aumentar a frota de veículos da Imperial e modernizar as operações. “O sistema de separação dos produtos será outro, então vai modernizar bastante a estocagem e o endereçamento”, relata Elias. O projeto também vai impactar na geração de empregos, pois o grupo espera chegar a 300 funcionários no próximo ano, 50 a mais do que possui atualmente.