FUJIOKA LANÇA ATACAREJO INÉDITO NO PAÍS

Da mesma forma que os consumidores têm preferido fazer a compra da casa em atacarejos, devido à variedade de produtos e preços mais baratos, tal mudança de hábito de consumo também é perceptível no comércio de artigos tecnológicos. De olho nesse segmento em expansão no Brasil e no mundo, o Fujioka Distribuidor, maior atacadista do Brasil de produtos de tecnologia, inova ao inaugurar nova loja conceito, inédita no País no formato atacarejo especializada em soluções e produtos de tecnologia com ênfase em informática, na Avenida Assis Chateaubriand, em Goiânia.

O Fujioka saiu na frente e percebeu que formatar o negócio para o atendimento especializado à demanda de consumidor com CNPJ é um diferencial. Os resultados já podem ser comprovados pela alta de 50% do volume de negócios do Fujioka Distribuidor, desde 2018, com telefonia, informática, televisores, câmeras, projetores, cuidados pessoais, áudio e ar-condicionado.

Atualmente, a maior fatia de negócios do Fujioka é o segmento atacado-distribuidor. A venda por esse modelo já representa cerca de 80% do faturamento, com uma carteira de mais de 30 mil clientes com CNPJ ativos com entregas efetivadas para 70% dos municípios brasileiros. Esses números posicionam a marca entre as 1.000 maiores empresas do mercado, com R$ 2,1 bilhões em volumes de vendas somente em 2020.


O atacado de autosserviço, mais conhecido como atacarejo, é um setor que vem crescendo com grande força no mundo inteiro e cada vez mais no Brasil. O conceito, focado em preços baixos, se aproveita da mudança do hábito de consumo e já atraiu tanto pequenos varejistas, que buscam produtos para revenda, quanto os consumidores finais, que já registram presença em massa nas lojas do segmento.

Por conta da estrutura de custo operacional mais baixo do que a de supermercados/hipermercados, o modelo é mais atrativo. Os atacarejos conseguem repassar o ganho operacional para o preço final dos produtos, tornando a maioria das mercadorias mais barata, o que conquistou o grande público que busca preços baixos.

Este cenário se fortaleceu com a queda na renda das famílias. O modelo de negócio vem mudando a estratégia de grandes redes como Extra, Walmart e demais hipermercados que estão em migração para o atacarejo.

Conceito inovador

Das 54 lojas físicas em Goiás e no Distrito Federal, a nova unidade do Fujioka Distribuidor será a terceira voltada ao atendimento por atacado — público CNPJ. Agora são duas em funcionamento em Goiânia, localizadas nas avenidas Independência e Assis Chateubriand, e a outra em Anápolis (Avenida Brasil). O diferencial desta nova loja ficará por conta da especialidade no atendimento e pela robustez da linha completa de produtos dos principais fabricantes, como: JBL; Asus; Motorola; Positivo; Samsung; Sandisk; LG; HP; Lenovo; Gama; Sony; Alcatel; Epson; Philips; Taiff; Panasonic e Intelbras.

Outro diferencial da nova unidade será a qualificação do atendimento. De amplo espaço, a loja vai contar com ambiente reservado às marcas, como a Epson, HP, Intelbras, Samsung e LG. O destaque será a repartição dos games, cuja demanda cresceu fortemente desde o começo da pandemia. Dentro dessa nova dinâmica comercial, o Fujioka disponibilizará a seus clientes um consultor técnico que dará assessoria e análise de performance dos produtos, principalmente os da linha de informática.

De acordo com Dvair Borges Lacerda, diretor comercial do Grupo Fujioka, o novo conceito surge com foco no atendimento do consumidor CNPJ que busca produtos de tecnologia que outras lojas de varejo não têm, principalmente de informática e automação.

“Não existe atualmente no Brasil uma loja de atacado voltada a produtos de tecnologia e temos itens que tradicionalmente o consumidor tem dificuldade de encontrar. É como se uma pessoa que pretendesse abrir ou fazer a modernização de seu negócio, nos procurasse para ter toda a solução desejada”, ressalta.


Segundo Francisco Rainer, diretor de Distribuição do Fujioka, a pandemia fez com que a necessidade por produtos de tecnologia aumentasse. Ele argumenta que, com a nova realidade de trabalho em casa, reuniões de negócios e ensinos remotos, o Fujioka Distribuição enxergou nessa nova realidade uma oportunidade ímpar de negócios. “A tecnologia na vida das pessoas deixou de ser luxo e passou ser uma necessidade. Nosso foco para o atacado surgiu dessa demanda absurda”, revela.


“Cito o exemplo da procura de monitores no qual temos dificuldade ainda em suprir, levando em consideração que somos o maior distribuidor desse produto no País”, conclui Francisco Rainer.


Depois da abertura da unidade da Praça Tamandaré, Francisco Rainer adianta que está no plano de expansão do Fujioka levar esse conceito de negócio para outros municípios goianos, e o Distrito Federal, para então avançar pelo restante do Brasil.
Francisco afirma que o atendimento ao público pessoa jurídica é um caminho sem volta, portanto, há necessidade de remodelação de negócio para se manter competitivo.


“Podemos dizer que a pandemia acelerou essa tendência? Sim, Principalmente no site de distribuição. Fizemos uma série de ajustes nessa plataforma, como engenharia tributária para atender a todas unidades da federação. Portanto, não faz sentido o Fujioka ser o maior distribuidor atacadista do Brasil de produtos de tecnologia se não tem um referencial nas suas casas, que são Goiás e Brasília”, ressalta o executivo.

Números do setor

– Setor atacadista e distribuidor brasileiro registrou crescimento
em 2020 de 5,2%.

– R$ 287,8 bilhões – Em termos nominais, foi o faturamento a preço de varejo.

– 51,2% – Foi a participação registrada no mercado nacional (R$ 562,3 bilhões no ano passado).

– O setor é hoje o que mais cresce no País com mais de 650 lojas espalhadas por todo o território nacional.

– O atacarejo é um importante empregador, com mais de 75 mil postos de trabalho diretos e outros milhares indiretos.

Fonte: Ranking ABAD/Nielsen 2021 – ano base 2020, realizado pela ABAD – Associação 
Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em parceria com a consultoria Nielsen