O setor de carnes suínas no Brasil é referência – o quarto maior produtor e exportador do mundo. Uma bandeira goiana neste mercado começa a ganhar referência pelo desempenho significativo no mercado interno e pela história empreendedora e estratégia de negócios. A Frigo Suínos Sol Nascente, detentora de marca Bonfrigo, é uma empresa jovem – fundada em 1989 na figura de Marcelo Rodrigues – alcançando hoje a liderança no setor, abatendo atualmente 65% dos suínos criados em Goiás – com previsão de faturamento de R$ 250 milhões em 2024.
A Frigo Suínos Sol Nascente está situada no setor Jardim Botânico em uma área de 48.000m2. O fundador da empresa, Marcelo Rodrigues, atua na área desde os 19 anos, quando ainda era estudante de Mecânica Industrial. Começou com a atividade distribuindo carnes nas feiras livres e açougues da capital. Em 2015, deu início a um projeto de expansão com execução em três etapas: a primeira, ampliando a capacidade de desossa e estocagem. Segunda etapa, ampliando a linha de produtos industrializados e, por fim, ampliação do abate. Hoje, duas etapas já foram concluídas e a terceira está prevista para término em 2025.
Atualmente, quem acompanha Marcelo nas decisões do negócio é o filho, Thiago Rodrigues Abdallah, que, como o pai, começou precoce no setor. Aos 12 anos já circulava pelas baias dos animais, demostrando interesse pela atividade. Aos 21, concluindo a graduação em Engenharia de Produção, se inseriu de vez na gestão. “A empresa tem um processo de gestão muito dinâmico, com planejamento estratégico para os próximos cinco anos, e um grupo de executivos e colaboradores especializados”, aponta Marcelo, citando que a empresa tem atualmente um quadro de 600 colaboradores.
Desde sua fundação, a fábrica recebe investimentos constantes.
“Encerramos mais um ciclo de investimentos de R$ 15 milhões. Este setor é muito competitivo e exige projetos organizacionais fortes, com especialização da nossa mão de obra e contínuo incremento tecnológico”, revela Marcelo.
Mesmo aberta a negociações com o mercado externo, a empresa pretende se consolidar mais em território nacional, ampliando sua área de atuação que já chega a uma dezena de Estados, em mais de 200 cidades brasileiras com a marca Bonfrigo. Marcelo destaca que a empresa foca em produtos de maior qualidade e compete com gigantes multinacionais do setor. “Quem conhece os produtos Bonfrigo não nos troca por outra marca. Temos um compromisso com a qualidade que tem nos garantido uma expansão anual acima de 10% continuamente.”
Bonfrigo
O portifólio da Bonfrigo é vasto e conta com produtos desde a linha de presuntaria, com presuntos e apresuntados, aos defumados com as calabresas, bacons, ingredientes para feijoada. Além disso, a empresa se destaca pela qualidade de produção de linguiças frescais e cortes temperados, tendo ainda toda linha de cortes in natura já bem conhecidas pela população. São mais de 80 itens de produtos.
“Acostumamos a ouvir que hoje em dia o mercado brasileiro é extremo e desafiador, ainda mais se tratando de frigoríficos. A proteína suína não é a mais consumida, carrega preconceitos, as oscilações de mercado nos surpreendem e por aí vai. As desculpas poderiam ser intermináveis, mas tenho aprendido que com consistência e perseverança, não há objetivo intangível. Hoje, buscamos o alinhamento entre o tradicional e o novo, o fundamento estabelecido e a ousadia da inovação. Acredito que com essa direção definida, prosseguiremos em crescimento, carregando esse legado que a tantos inspira: transformar a vida dos nossos colaboradores, trabalhar com amor e seguir com afinco levando alimento de qualidade a mesa dos brasileiros", disse Thiago Rodrigues.
"Já são vários anos de história, anos de grandes desafios e dificuldades, conquistas e vitórias, um pouco de cada. Hoje, mais do que nunca, vivemos o que chamam de dor do crescimento. Por mais que muitos afora apresentem receitas prontas de mercado, só quem vive o jogo na pele sabe quais são os obstáculos e, com a Bonfrigo, não é diferente. Introduzir uma marca no mercado e torna-la conhecida tem sido uma baita experiência, mas como todo bom brasileiro, sabemos da necessidade de pensar fora da caixa e de se reinventar a todo momento. Acreditamos que colocando Deus à frente de cada passo, vamos seguir vencendo cada etapa e fincando a bandeira: carne suína tem marca, Bonfrigo", afirma Marcelo, fundador do grupo Frigosuíno.