Por Ana Claudia Calil, gerente comercial da Mondial Assistance

A utilização da tecnologia nos serviços de assistência 24h têm se tornado uma prática cada vez mais comum e necessária. Vivemos em um mundo mais conectado e de decisões ágeis, e por isso a tecnologia, muito presente em nossas rotinas, tem sido uma grande aliada para garantir serviços rápidos, precisos e seguros.

Ana Claudia Calil, gerente comercial da Mondial Assistance (Divulgação)

Hoje não é segredo para ninguém que temos milhares de recursos à disposição em aparelhos portáteis – ainda é preciso separar o joio do trigo, diante de tantas opções. Nos smartphones, por exemplo, há uma série de funcionalidades, capazes de garantir agilidade e praticidade nos atendimentos. Acompanhar o serviço de assistência em tempo real e compartilhar sua localização com precisão são alguns dos itens que estão na vida dos brasileiros e apontam a tendência na área de assistência 24h.

Uma novidade do ramo de assistência 24h faz muito bem o uso da tecnologia de geolocalização – trata-se do “FindMe”, sistema que garante a precisão do local onde o cliente está solicitando atendimento. O FindMe funciona da seguinte maneira: assim que o usuário identifica alguma irregularidade em seu veículo, ele aciona o serviço via aplicativo Direct Assist ou Central de Atendimento 24h. Em seguida recebe um SMS com um link que o direciona a um mapa com informações a serem confirmadas sobre sua localização atual. Com base nisso, o acionamento é realizado por meio da integração com o GPS dos prestadores de serviço, garantindo que cheguem ao cliente com maior eficiência.

Outra destas ferramentas que buscam exceder a expectativa do usuário quanto a sua experiência e que gosto de usar como exemplo é o “Acompanha.net”. O cliente recebe via SMS um link para acessar as informações sobre a prestação da assistência em tempo real, permitindo que o usuário acompanhe o andamento do serviço solicitado até que esteja resolvido, sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo.

Estas ferramentas permitem que a experiência do usuário seja excedida e que as seguradoras, bancos e montadoras atinjam índices de satisfação muito superiores com a ajuda das empresas de assistência 24 horas. Estes são apenas alguns exemplos que comprovam como a busca por qualidade e serviços diferenciados tem se tornado uma premissa para o crescimento de todas as companhias. Confiar em um parceiro que compartilhe os mesmos valores também passou a ser obrigatório para lidar com o consumidor cujo perfil é cada vez mais exigente. O investimento em novas tecnologias firma o comprometimento do setor em garantir a segurança e a comodidade dos usuários.

Sobre a Mondial Assistance

A Mondial Assistance é a marca globalmente reconhecida e especializada em serviços de assistência e seguro viagem da Allianz Worldwide Partners. No mundo, a Mondial Assistance é líder em serviços de assistência 24 horas nos segmentos Automotivo, Viagem, Residencial, Saúde e Vida. São 34 centros de operações, cobrindo todos os continentes: mais de 17,6 mil colaboradores falando 70 idiomas, 400 mil prestadores de serviços e 180 correspondentes, atuando em 76 países. No Brasil são 20 anos de atuação, com mais de 2.000 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 14.000 prestadores de serviços que vivem para ajudar. A companhia foi uma das 1000 empresas listadas pelo Especial Melhores e Maiores 2016 da revista EXAME. A Mondial Assistance no Brasil é a representante de seguro da Allianz Seguros S/A no segmento viagem.