Buscando diminuir a rotatividade, oferecer mais poder de compra e complementar o orçamento familiar dos colaboradores, o VEM Universo de Vantagens chega à Goiânia

Conhecer bem o mercado é fundamental para o sucesso de uma empresa, mas há também outro público que deve ser valorizado, sendo elemento decisivo para o crescimento desta: os funcionários. Os empregadores também ganham quando os empregados enxergam a relevância do seu trabalho e são apreciados. A equipe que “veste a camisa” gera uma onda motivacional em todo o ambiente, o que aumenta a produtividade, por conseguinte os lucros da empresa e, finalmente, movimenta a economia.

Contudo, essa missão se revela árdua para grande parte das empresas. Uma pesquisa realizada pela Dale Carnegie Training em 14 países, incluindo o Brasil, mostrou que 45% dos profissionais empregados pretendiam mudar de emprego em 2017. O professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e especialista em Administração e Recursos Humanos Eustáquio Penido de Andrade alerta que, na maioria dos casos, a rotatividade de funcionários é reflexo do sentimento de não pertencimento. “Ambientes que não geram atrativos, tanto financeiros quanto organizacionais para seus colaboradores, dificilmente conseguirão manter bons funcionários engajados por muito tempo”, explica.

Pensando em soluções para reduzir o fluxo de funcionários no ramo empresarial, os empresários Durval Mello e Édio Pereira criaram VEM Universo de Vantagens em modalidade Corporate, um clube de benefícios para colaboradores ou clientes com objetivo de promover engajamento do público-alvo. Seguindo fielmente o conceito de Startup, que busca explorar atividades inovadoras do mercado, o aplicativo foi desenvolvido “com intuito de oferecer mais um diferencial ao colaborador para que ele se sinta valorizado e compre a ideia da empresa onde trabalha”, define Mello.

Diferente de outros programas de vantagens, Durval ressalta que faltava em Goiânia algo específico para as empresas e que, além disso, os programas vigentes muitas vezes não se preocupavam em realizar uma boa curadoria das ofertas e acompanhar a satisfação do usuário final. “Manter um sistema de benefícios exclusivos sem um relacionamento estreito com os parceiros é um dos maiores problemas que identificamos e buscamos melhorar essa relação. Tentamos também não utilizar vantagens que são usadas pela mesma empresa a outros programas. Trazemos algo totalmente exclusivo”.

O aplicativo, que chega na cidade em julho, não terá nenhum custo para as empresas conveniadas, muito menos para seus colaboradores. Para pertencer ao clube, as companhias não precisam pagar adesão, somente informar a quantidade e o número de CPF dos funcionários. Aqueles que quiserem usufruir do benefício só precisam se cadastrar na plataforma e conhecer as vantagens, que serão computadas via cash back, quando parte do dinheiro gasto em determinado estabelecimento retorna ao usuário para ser utilizado na compra de qualquer outro produto ou serviço oferecido pelas empresas parceiras.

O empreendedor reitera os benefícios do VEM Corporate para as empresas: “colaboradores felizes produzem mais e melhor, isso potencializa o bom clima organizacional e a empresa mostra que se preocupa e investe no bem-estar do profissional, além de valorizar e criar condições para o desenvolvimento de talentos e aprendizes”, enfatiza.

Empresas parceiras

Mais de cem já fazem parte do grupo de parceiros do VEM Universo de Vantagens. São empresas do segmento de beleza, bem-estar, alimentação, educação e lazer. Para fazer parte do clube serão cadastradas somente prestadoras de serviço com maior relevância por segmento a nível local (Goiânia) e empresas com relevância em setores e bairros, como supermercados de bairro, por exemplo. “Nós temos o cuidado em relação à estrutura e ao atendimento oferecido pela empresa. Se a empresa ou prestador de serviço está no VEM, tem uma boa experiência para oferecer ao cliente”, diz Durval.

Além de aumentar fluxo e potencializar número de vendas, o aplicativo vai beneficiar a atração e possibilitar a fidelização de novos clientes, gerando um aumento significativo de receita e lucro, movimentado a economia. Os parceiros do VEM poderão experimentar uma forma de atrair um público que muitas vezes não conhece seu negócio ou que ainda não vê atrativos para conhecer certo serviço ou produto.