Aproveitando comemoração do Dia Mundial do Riso, entenda como o simples ato de sorrir pode fazer a diferença

Não há dúvidas de que rir faz bem para a saúde. O riso é o primeiro identificador da alegria, sendo também uma maneira simples de tornar qualquer clima mais agradável. Para lembrar as pessoas da importância de sorrir, na próxima quinta-feira, 18 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Riso. Aproveitando o tema, especialistas ressaltam os benefícios que o riso traz para a vida pessoal e profissional.

No ambiente corporativo, por exemplo, o sorriso pode ser considerado um cartão de visita pessoal. O cirurgião-dentista Frederico Coelho, que atua no Crool Centro Odontológico, explica que o sorriso é um componente fundamental da boa aparência, e que, tanto no processo de seleção como no de manutenção do emprego, ele pode ser um diferencial. “Pessoas com sorriso bonito costumam ter autoestima mais elevada, o que implica em relacionamentos bem-sucedidos”, afirma.

Por isso, Frederico ressalta o valor de um belo sorriso, já que irregularidades comumente deixam o indivíduo desconfortável com o sorrir.  “Poder sorrir tranquilamente, de modo que a pessoa se sinta confortável e sorria espontaneamente sem preocupações, sem dúvidas deixará sua rotina melhor”, garante. O sorriso pode ainda estimular o cérebro, diminuir o estresse e atrair relações saudáveis.

A coordenadora de Recursos Humanos da Opus, Juliana Oliveira, afirma que sorrir faz muita diferença no processo seletivo. “Pode ser um fator decisivo para a escolha do candidato ideal. Não aquele sorriso forçado ou debochado, mas sim aquele sorriso espontâneo e simpático de quem comenta com propriedade sobre o assunto em questão, demonstrando maior credibilidade ao entrevistador”, revela. Segundo a RH, apresentação pessoal e demonstração do candidato que possui competências comportamentais compatíveis com as expectativas da empresa têm tido um peso muito maior do que conhecimento e experiência técnica, já que estes aspectos não podem ser treinados.

Cuidados com o sorriso

A odontologia avançou muito nos últimos anos, e hoje tem-se muitos recursos para tornar o tratamento odontológico cada vez mais eficiente e rápido. O Prof. Dr. Frederico Coelho afirma que os tratamentos podem transformar qualquer tipo de sorriso em um sorriso bonito. “Hoje, dentes fora de posição ou com a cor que não seja satisfatória podem ser facilmente acertados e corrigidos, já que temos uma variedade de soluções e tratamentos, entre eles clareamento, facetas de porcelana e até aparelho invisível”.

O cirurgião-dentista dá ainda preciosas dicas para manter o sorriso em ordem. “Boa higienização, uso correto do fio dental e da escova, uso de um antisséptico, além de uma rotina com visitas frequentes a um consultório odontológico, para que o dentista possa fazer as possíveis alterações e correções para deixar o sorriso o mais harmonioso possível”, adverte Frederico.